A História

A Associação Portuguesa de Enfermeiros de Endoscopia e Gastrenterologia (APEEGAST) é uma associação profissional de âmbito nacional, sem fins lucrativos e com fins científicos, criada a 8 de Abril de 2014, por Escritura Notarial que visa o desenvolvimento e reconhecimento profissional dos enfermeiros a exercer funções na área da endoscopia e gastrenterologia, contribuindo concomitantemente para a visibilidade da profissão na área social e científica.

Para tal, temos como objetivos:
a) Valorizar profissional, científica e culturalmente os seus associados;
b) Estimular a investigação em enfermagem para a melhoria da qualidade dos cuidados de saúde;
c) Promover o estudo das necessidades de formação dos seus associados;
d) Promover, realizar e apoiar a formação continua e permanente na área da endoscopia e gastrenterologia;
e) Promover o intercâmbio de ideias, experiências e conhecimentos técnico-científicos entre os seus membros e organismos congéneres, nacionais ou estrangeiros;
f) Promover e apoiar iniciativas que visem a difusão, o ensino e a investigação no âmbito da Enfermagem em endoscopia e gastrenterologia;
g) Divulgar conhecimentos específicos de Enfermagem em endoscopia e gastrenterologia;
h) Promover a cooperação com outros grupos profissionais com objetivos semelhantes;
i) Representar os interesses dos membros da associação a nível nacional e internacional;
j) Promover e realizar atividades de carácter cultural.

A APEEGAST nasceu e cresceu a partir do projeto ANEED (Associação Nacional de Enfermeiros de Endoscopia Digestiva) nascida no ano 2001 e extinta em 2013.

Sendo uma continuação deste projeto, cabe-nos prestar a devida homenagem pública a todo o empenho e dedicação dos colegas amantes da endoscopia digestiva que tudo deram para manter vivo este espirito.

Desde a primeira Conferência Europeia de Enfermeiros de Endoscopia realizada em Oslo/Noruega em 1994, que um grupo de enfermeiros entusiastas se reuniu com o objetivo de discutir a possibilidade de formar uma Sociedade Europeia de Enfermeiros de Endoscopia. Com o apoio da European Society of gastroenterology Endoscopy (ESGE), o mesmo grupo reuniu-se novamente, em 1995, durante a 2ª Conferência Europeia em Berlim, para ultimar a criação da Associação.

A primeira Assembleia Geral para eleição dos órgãos sociais teve lugar em Paris durante a realização do Congresso Europeu de Gastrenterologia em Novembro de 1996. Estava assim criada a European Society of Gastroenterology and Endoscopy Nurses and Associates (ESGENA).

Em Portugal, a vontade de debater os problemas do grupo também se fez sentir, em 1993, quando os enfermeiros do Hospital de S. Bernardo tomaram a iniciativa de enviar uma circular a todos os enfermeiros das Unidades de Endoscopia, sugerindo a realização de um encontro. A ideia teve bom acolhimento, mas só viria a ser retomada, em 1994 com a elaboração de um projeto de estatutos por enfermeiros dos Hospitais de São José e Santo António dos Capuchos.

Em Dezembro de 2000, esta ideia tomou forma, através da realização de uma reunião com alguns enfermeiros de várias instituições hospitalares de região de Lisboa. Foi então, nomeada uma comissão instaladora que trabalhou para que a Associação Nacional de Enfermeiros de Endoscopia Digestiva (ANEED) se tornasse realidade.

A escritura da nova associação teve lugar a 4 de Abril de 2001. A 7 de Abril do mesmo ano realizou-se na Figueira da Foz, a primeira Assembleia Geral. Nela estiveram presentes cerca de 60 enfermeiros de todo o país incluindo Açores e Madeira, todos ligados diretamente à Gastrenterologia e Endoscopia Digestiva, tendo sido então eleitos os corpos sociais, ficando assim legitimada a direção para prosseguir os objetivos a que se propôs.